Cuidando de sua Mini-carregadeira Bobcat


Siga esse check list diariamente para manter seu equipamento longe da oficina.

As minicarregadeiras podem ser um equipamento muito versátil, mas ela não vai ser tão boa se passar mais tempo com o mecânico do que no local de trabalho.

Para manter a máquina fora da oficina, é importante seguir proativamente um cronograma de manutenção.

“Quando analisamos a manutenção de uma minicarregadeira, a primeira coisa que você deve fazer é ir direto para a checagem da manutenção diária”, diz Mike Fitzgerald, especialista de produto da Bobcat.

Aqui estão os quatro pontos que você deve olhar antes de operar sua minicarregadeira.

1.    Tampa traseira.

 


A maioria dos componentes vitais podem ser inspecionados na traseira da máquina. Comece por abrir a tampa traseira e cheque os níveis de óleo.

“Se assegure de ter os fluídos cheios e em níveis apropriados,” diz Fitzgerald.

Cheque o óleo hidráulico, que fica na parte superior a direita, se assegure que o nível está correto. O mostrador será tanto no topo ou na lateral, dependendo do modelo.

O tipo de óleo também é importante, porque precisa ser compatível com o sistema de tratamento da máquina – uma vez que será um catalizador ou filtro no sistema exaustor.

Depois, verifique os componentes de arrefecimento e se assegure que estão todos limpos e recebendo o fluxo de ar adequado. A garrafa com líquido de recuperação, localizada a esquerda do filtro de ar, deve estar cheia.

2.    Partes movéis.

Para uma operação suave, você deve engraixar os pinos graxeiros regularmente.

“Todos os pontos que se movem terão graxa neles” diz Fitzgerald.  Estão localizados no braço de elevação e onde os implementos se conectam a máquina.

3.    Pneus

Para manter sua minicarregadeira funcionando, você precisa checar a pressão, especialmente nos meses de inverno.

A pressão dos pneus caem por causa das baixas temperaturas, complete Fitzgerald. “Se assegure de ter inflado na pressão correta que está listada no manual de operação”.

4.    Implementos.

Para implementos que se encaixam no chão, fique de olho na lâmina da caçamba, nos dentes e nas bordas.

“Se assegure de manter os dentes em boa forma,” diz Fitzgerald. “Verifique se ele estão empenados para baixo. Se começarem a empenar, você deverá substitui-los antes que danifique o prendedor do dente ou a própria caçamba”.

Também verifique a parte de trás da caçamba. “Se assegure de as mangueiras e tubos estão firmes, sem vazamento e se não tem possíveis problemas perto dele que possa causar problemas futuros, operando a máquina.

Verifique o aperto dos parafusos do “bobtach” (1 parafuso de cada lado) evitando desta forma desgaste no bobtach e no braço da máquina.

OBS: Essas informações são uma visão geral de o que se deve fazer toda vez antes de operar a minicarregadeira. Você deve seguir também o cronograma de manutenção recomendado no manual do operador

(Mike Fitzgerald)
 
Assista a este vídeo para saber como inspecionar e reparar o sistema de montagem Bob- Tach® visualmente , ROPS , esteiras ou pneus, braço de elevação , tubos hidráulicos , compartimento do motor , óleo do motor , filtro de combustível , filtro de ar , sistema de arrefecimento , luzes indicadoras, alarmes e controles da máquina e etc ...